REBOUÇAS – Secretário esteve prestando esclarecimentos na Câmara
Durante a 18ª Reunião Ordinária do 2º Período Legislativo do ano de 2022, no dia 13 de dezembro de 2022 às 19h00 no Plenário da Câmara Municipal de Rebouças, o Secretário Municipal de Agricultura, Desenvolvimento, Meio Ambiente e Serviços Rurais, Laercio Cipriano, participou da Palavra Livre, por solicitação do presidente da Casa; acatando solicitação do vereador Getúlio Gomes Filho, para que pudesse explanar sobre o andamento dos trabalhos realizados pela Secretaria, notadamente sobre Secretário como são realizados os trabalhos daquela secretaria, principalmente aos finais de semana, critérios utilizados para atendimento, quantidade de horas que são realizadas, entre outros temas. Até mesmo para dirimir dúvidas antes da votação do PROJETO DE LEI Nº 051/2022 do Executivo Municipal, o qual “Regulamenta a prestação de serviços particulares com máquinas e equipamentos do Município”. Sendo esse projeto aprovado em reunião extraordinária, em segunda votação, com apenas o voto contrário do vereador Getúlio Gomes Filho, o qual disse que haveria a necessidade de melhor detalhamento sobre o projeto.
Por sua vez, o vereador Claudemir Herthel disse ser favorável ao projeto, mas que o mesmo necessita de emendas como proibição da realização de serviços particulares em período eleitoral, e a necessidade de protocolo, para controle de ordem de atendimentos aos serviços à serem realizados.
O presidente da Casa, Ricardo Carlos Hirt Júnior disse que neste dia 14 de dezembro estará entrando em contato com o Executivo para as devidas providências, assim como a câmara, está com sua equipe jurídica para elaboração das devidas emendas que se fizerem necessárias ao citado projeto, qual foi aprovado.
PARA O COMBATE A DENGUE
A vereadora Marcia Freitas Pianaro apresentou requerimento indicando ao Secretário Municipal de Saúde que os recursos destinados à Vigilância Sanitária pela Resolução SESA 808/2022, no valor em torno de R$ 100.000,00 sejam utilizados para aquisição de equipamentos como computadores, bicicletas para realização de visitas e atendimentos, bem como, para aquisição de um drone. “Outros municípios já vêm utilizando este equipamento para auxiliar na fiscalização e monitoramento das áreas do município, otimizando o trabalho dos servidores”, frisou a vereadora.
SOBRE PROTOCOLO DE SERVIÇOS
O vereador “tiu” Chico apresentou ao Chefe do Poder Executivo para que em relação ao Projeto de Lei nº 051/2022 (que Regulamenta a prestação de serviços particulares com máquinas e equipamentos do Município), nos termos do art. 3º do referido projeto, que o protocolo prévio da realização dos serviços na área rural seja realizado diretamente na Secretaria da Agricultura, Desenvolvimento e Serviços Rurais, enquanto que o protocolo prévio da realização dos serviços urbanos seja realizado diretamente na Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
RECLAMAÇÃO
A Câmara enviou ofício ao secretário municipal de Saúde, encaminho reclamação protocolada nesta Casa de Leis no dia 09 do corrente mês, por uma pessoas, referente ao atendimento prestado à uma outra senhora.
VALORIZAÇÃO DA MULHER, NO ESPORTE
A vereadora Daniele Andrade parabenizou as mulheres do município por estarem mais uma vez se destacando no setor esportivo local, e regional.
SOBRE FALTA DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA
O vereador João Kosak, demonstrou sua preocupação com relação a constante falta de energia elétrica e de água no município. Solicitando para que seja solicitado aos órgãos competentes medidas cabíveis, necessárias e urgentes, para sanar essas questões, que geram transtornos e prejuízos ao município. O apontamento do vereador também foi corroborado pelos vereadores Claudemir Herthel e Bepinho Massoquetto.
INCENTIVO AO TRADICONALISMO
O vereador Bepinho Massoquetto demonstrou satisfação ao fato de que recebeu a informação, da responsável pelo transporte escolar no município, de que serão construídos novos pontos de ônibus em várias regiões, especialmente na região de Marmeleiro, onde é grande o volume de alunos. “Isso é muito importante, pois significa dar mais conforto e segurança aos alunos”.
Bepinho voltou a cobrar a necessidade de o município dar maior apoio ao tradicionalismo local. Na visão do legislador, o CTG está abandonado, é há tempo não são realizadas promoções, contando com o apoio do município nesse sentido. “Temos aqui vários tradicionalistas, doas quais, muitos representam nosso município em competições nessa atividade esportiva e cultural. É preciso que Rebouças volte a contar com os grandes rodeios que aqui eram promovidos”, cobrou o vereador.
PREVENDO REUNIÕES EXTRAORDINÁRIAS
O presidente da Casa, Ricardo Carlos Hirt Júnior adiantou de que, apesar do recesso de final de ano, certamente irão ocorrer reuniões extraordinárias, e que já na primeira semana de janeiro de 2023 de verá ocorrer também reunião extraordinária, para andamento a projetos que deverão entrar na Casa.