Resumo- 9ª Reunião Ordinária, em 19 de outubro de 2021
Presidente da Câmara destaca que foram plantadas 986 árvores no quadro urbano de Rebouças
Ao fazer uso da palavra o presidente da Câmara, vereador Getúlio Gomes Filho enalteceu o trabalho voluntário de Denis Eduardo Bednarchuk e também Valdir Molinari em prol do meio ambiente do município de Rebouças.
“Existe um projeto do Ministério Público, não só para Rebouças, mas a nível de Paraná, cobrando um plano de arborização. Então, no último dia 13 de outubro, estive em reunião com os secretários municipais de meio Ambiente, de Finanças e Orçamento, e o setor de Engenharia do município. Porque a pedido do Ministério Público, nós teríamos de contratar uma empresa pra que se fosse feito esse plano de arborização no município. Aí o município contratou essa empresa, fez o levantamento, e eu comentei sobre o valor dessa homenagem para vocês hoje sobre essa questão”, comentou Getúlio.
De acordo com ele, pelo levantamento desse plano de arborização, que irá valer por dez anos, foram analisadas todas as ruas da cidade. E graças ao trabalho voluntário dos dois homenageados, Rebouças possui atualmente 986 árvores plantadas no quadro urbano. “Temo muita gratidão pelo que vocês já realizaram pelo município”, comentou Getúlio.
A Moção de Aplausos foi uma autoria do vereador Ricardo Hirt Júnior, tendo como coautoras as vereadoras Daniele Andrade e Elizabete Piani.
Denis Eduardo Bednarchuk é o atual presidente do Conselho do Meio Ambiente do Município de Rebouças.
Vereador elogia harmonia entre poderes, mas faz cobrança por atendimento
O comentário foi do vereador João Kosak, na reunião plenária, na noite de 19 de outubro:
“Quero elogiar nossa Câmara de Vereadores pela união em prol de temas que buscam sempre o bem de toda a coletividade. Lembro que há alguns dias estivemos inclusive em reunião com o chefe do Executivo, para juntos debatermos sobre temas importantes, sempre pensando no município, pensando na população”, comentou o vereador.
Vereador Ricardo enaltece trabalho do projeto Bota Pra Correr
Por sua vez o vereador Ricardo Carlos Júnior fez o comentário sobre o requerimento por ele apresentado frisando sobre o projeto da quadra de esportes que está sendo construída a Escola Municipal de Vila Espírito Santo, parabenizando o executivo, porém lembrando que está causando uma preocupação pois a quadra fica próxima a estrada e os carros passam em alta velocidade o que causará riscos aos alunos.
Portanto ele solicita a viabilidade de estudos para que seja construído um muro ou alambrado ao redor da referência da quadra.
Além disso, o vereador também comentou sobre a ação realizada recentemente (domingo), na Praça dos Ferroviários, pelo projeto Bota Pra Correr.
“Eu levei meus filhos ali e é impressionante a dinâmica da do grupo Bota Pra Correr. A metodologia que eles usaram de brincadeiras para as crianças. Eu falei para eles lá, que certamente daqui alguns dias nós vamos ter de repente um atleta olímpico saindo daqui, porque é assim que começam a funcionar as coisas”, frisou Ricardo.
Vereador Claudemir pede extensão de prazo para serviços de limpeza e melhorias no cemitério municipal
Claudemir Herthel também falou sobre a necessidade de instalação de lombada no prolongamento da Avenida Manoel Ribas.
00:00:00
Vereador Claudemir dos Santos fez uma solicitação para que seja feita a ampliação da data limite estipulada pelo Executivo para a limpeza e melhorias em jazigos e túmulos no cemitério municipal, do dia vinte e cinco para o dia vinte e oito deste mês.
“As condições climáticas nos últimos dias estão impedindo a realização de melhorias naquele local, com referência as datas sobre a questão da manutenção e os preparativos
que envolve o Dia de Finados. Pois várias pessoas me procuraram solicitando essa extensão de prazo”, comentou.
O vereador ainda citou a necessidade de se viabilizar estudo para a implantação de um redutor de velocidade no prolongamento da Avenida Manoel Ribas, no Alto da Glória. Claudemir justifica o pedido informando de que o local, frequentemente tem sido utilizado de maneira inadequada, pois muitos condutores de veículos passam naquele local em alta velocidade, o que coloca em risco a segurança principalmente de transeuntes.
Vereador Bepinho comentou sobre kit robótico e projeto Bota pra Correr
Durante a Palavra Livre, o vereador Bepinho Júnior comentou que esteve no último dia 15 de outubro, em Irati, acompanhando o diretor do Colégio Estadual Professor Júlio César; onde esse estabelecimento de ensino foi contemplado para receber um kit educacional de robótica, por indicação do deputado Ricardo Arruda.
” O kit robótico é composto por notebook e um conjunto de peças, materiais didáticos como vídeo aula pra facilitar o processo de aprendizagem dos alunos e isso é um planejamento de processo de inovação da Secretaria Estadual da Educação. Portanto agradeço ao deputado Arruda, e também ao chefe da Casa Civil, Guto Silva; pois sabemos que a educação é uma prioridade pra todos nós. Fico muito feliz por isso”, destacou Bepinho.
Falando sobre o projeto Bota pra Correr, Bepinho lembrou que é algo importante e tem o apoio da Secretaria de Esportes, da Prefeitura, e da Câmara de Vereadores.
Esse projeto vai ser acompanhado por um profissional da área, e sabemos que o esporte é importante não apenas para o desenvolvimento físico e motor, mas também para o desenvolvimento social das crianças. Traz mais saúde, qualidade de vida a todos nós”, mencionou Bepinho.
Jaderson comenta sobre o trabalho entorno de projetos que estão na Casa
O vereador Jaderson Molinari, na noite de 19 de outubro, também comentou sobre a ampliação de prazo, solicitada pelo vereador Claudemir Herthel, quanto ao período para serviços de limpeza no cemitério municipal.
“Sobre esse pedido de extensão de data, na realidade o dia 25, havia sido estabelecido para obras de maior porte, como reformas e ampliações. Mas é valida a solicitação, visto que lamentavelmente neste ano tivemos várias pessoas que acabaram falecendo por conta da pandemia, e com ela muitos familiares não puderam prestar suas últimas homenagens. Com isso, esperamos um grande fluxo de pessoas para o Dia de Finados. Creio que a extensão de prazo, para obras até o dia 28 de outubro, e até o dia 02 de novembro, para limpeza de túmulos e jazigos são suficientes”, comentou Jaderson.
Ele também disse que, de modo especial nos últimos meses, vem sendo realizado um trabalho ainda maior de cooperação entre Legislativo e Executivo, na busca de soluções que se apresentam.
“Cito como exemplo, o projeto de lei que está em tramitação na Casa, que versa sobre a doação de um terreno ao hospital. Isso irá demandar de um posicionamento da Câmara, e do Executivo”, lembra Jaderson.